Varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas pernas.
Elas podem ser causadas por várias razões, incluindo a genética e fatores de estilo de vida.
ENTENDA
TRATAMENTOS
Conservadores:
Minimamente Invasivos:
Cirúrgicos:
O tratamento de varizes oferece vários benefícios, tanto estéticos quanto para a saúde. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
Alívio dos Sintomas:
Melhoria Estética:
BENEFÍCIOS
Ofereçemos tratamentos modernos com rápida recuperação e sem necessidade de internação. Temos planos de tratamento individualizados e exclusivos baseado em uma análise minuciosa de seu caso.
Prezando sempre pela pontualidade e respeito ao tempo dos nossos pacientes
Diagnóstico clínico e por imagem. Utilizando equipamentos modernos e com técnicas avançadas.
Um plano exclusivo, definido especificamente para você.
O retorno e a manutenção é de extrema importância no tratamento das varizes.
Tratamentos
Varizes são veias dilatadas e tortuosas que causam desconforto estético e clínico. Nos estágios iniciais elas podem ser assintomáticas, porém na maioria dos casos causam dor, cansaço e peso nas pernas. Quando não tratadas de forma correta as varizes podem progredir e desenvolver complicações graves.
Elas ocorrem devido a falhas em suas válvulas, causando o que chamamos de refluxo sanguíneo, ou fluxo invertido. Ambos os gêneros são afetados, mas é mais prevalente em mulheres. A origem das varizes têm associação com fatores genéticos, hormonais, hábitos do dia-a-dia (como permanecer muito tempo de pé ou sentado), sedentarismo, aumento de peso (obesidade e sobrepeso), gestação e sequelas de trombose venosa.
O valor só é definido após uma consulta completa que inclui a avaliação clínica, avaliação pela realidade aumentada e pelo ecodoppler venoso. Após estes passos essenciais, montamos um plano de tratamento completo e personalizado em conjunto com o paciente.
Depende do tratamento realizado:
Na maior parte dos casos no próprio consultório e em algumas situações em uma sala cirúrgica ambulatorial.
Não é recomendado bronzeamento nos primeiros dias (em média 07 dias).
Muitas vezes, as varizes não apresentam sintomas evidentes. Dentre os sintomas mais comuns estão a sensação de peso nas pernas, o inchaço (edema), muito comum ao final do dia, e sensação de queimação e formigamento. Ao observar as pernas, as varizes se destacam como veias mais volumosas do que as normais. Em alguns casos, podem ser bastante protuberantes (saltadas).
É essencial tratar varizes, pois podem ser progressivas, tanto em quantidade quanto em tamanho. Elas podem acarretar complicações como: sangramento (varicorragia), potencializar as chances de trombose, manchas e escurecimento da pele e, eventualmente aparecimento de feridas. Tudo isso é denominado de doença venosa crônica, uma condição séria e que precisa de tratamento.
DÚVIDAS
Uma técnica consagrada e realizada há mais de 20 anos. A espuma é formada a partir da mistura de um líquido com um pequeno volume de ar. Essa espuma é injetada nas veias doentes, com o objetivo de lesá-las, sendo, por fim, absorvidas pelo organismo.
A espuma pode ser usada em diversos tipos de varizes. Em muitos casos o procedimento deve ser guiado por ultrassom.
Não há necessidade de repouso ou afastamento de suas atividades.
Apresenta excelentes resultados no tratamento de varizes das pernas. É um equipamento que emite pulsos de luz que penetram na pele sem machucá-la, atingindo seletivamente os vasos.
É extremamente seguro, mesmo em pacientes com pele morena ou bronzeada. O procedimento é feito no consultório, não precisa de anestesia tampouco de repouso.
Mais conhecida como ”aplicação” ou “secagem dos vasinhos”, é um método que não exige repouso ou afastamento de atividades habituais/atividade física.
É realizada por injeções com uma agulha bem fina, onde aplica-se uma substância líquida esclerosante dentro do vaso. Esse vaso será reabsorvido pela pele, desparecendo.
Além do resultado estético, a escleroterapia também elimina o incômodo causado pelas varizes, como dores constantes e inchaço. Muitas vezes é combinado com outros métodos, como laser transdérmico, por exemplo.
Método que permite o tratamento de veias maiores, especialmente a veia safena, sem necessidade de internação. Guiado por um aparelho de ultrassom, uma fibra ótica, bem fina, é inserida dentro da veia doente, onde são disparados pulso de laser que danificam a veia, fazendo que ela seja absorvida pelo organismo.
Permite uma rápida recuperação e retorno às atividades habituais, e, em muitos casos, pode ser realizada somente com anestesia local.
Se caracteriza pela remoção de veias doentes através de pequenos furos na pele. Sua indicação é baseada em critérios que vão desde o tamanho da veia até sua localização.
Em grande parte dos casos, pode ser realizada com anestesia local, permitindo o retorno precoce às atividades habituais.